Nesse artigo vou falar sobre o ICTIO que é a doença mais comum no aquarismos.Os sintomas dessa doença são: Pontos brancos por todo o corpo do peixe inclusive nas guelras, fazendo com que o peixe muitas vezes se esfregue nas decorações e fique com dificuldade para respirar e a perda do apetite a perda de apetite é muito perigoso pois é quando o peixe necessita de mais energia e nutrientes para combater o parasita. Esses são os 2 principais sintomas. Caso não seja feito nenhum tipo de tratamento o peixe pode morrer.
Vou resumir o máximo possível o ciclo de vida desse parasita para que fique mais fácil de entender o tratamento contra o ictio.
O ictio ataca o peixe para se alimentar após isso o ictio cria uma capsula ao seu redor para se multiplicar caindo no fundo do aquário, quando essa capsula se rompe centenas de novos parasitas estão nadando atrás de alimento, o tempo que leva para a capsula se romper vai depender da temperatura da água (temperatura mais quentes o ciclo é mais rápido) enquanto houver alimento para o ictio ele manterá esse ciclo.
Tratamento contra o ictio: A primeira coisa a se fazer é elevar a temperatura da água para 30º dessa forma fazemos com que o ictio saia da capsula pois os medicamentos não consegue penetrar na capsula para atacar o ictio.
Coloque todos os seus peixes no aquário quarentena e use medicamento para tratar os seus peixes após 4 dias todos os ictios terão morrido por falta de comida no aquário principal.
Outra forma de tratamento contra o ictio é subir a temperatura para 30º e fazer troca parcial de água todos os dias sinfonando o fundo do aquário para diminuir a quantidade do parasita e na água de reposição usar sal mineral bovino e aumentar a quantidade de oxigênio na água por causa da alta temperatura. Após o tratamento gosto de adicionar bactérias para que o aquários se estabilize novamente mais rápido. (mas não é necessário)