Quando vamos alimentar os nossos peixes é a melhor hora para nós observarmos nossos peixes e sabermos como eles estão.
Nos temos uma variedade imensa de alimentos para os peixes. As rações industrializadas são as mais conveniente e seguras sem ter a possibilidade introduzir doença no aquário.
Os peixes precisam dos mesmos tipos de alimentos que nós, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Proteína é necessária para o crescimento saudável dos peixes e auxilia na reprodução também. O carboidrato é a fonte de energia para o corpo. A gordura cria uma camada protetora e serve também como uma reserva de energia. As vitaminas e minerais serve para a saúde e bom funcionamento do metabolismo dos peixes.A quantidade necessária de cada nutriente para os peixes vai depender da espécie por isso encontramos grande variedade de comida para peixes em lojas do ramo.Quantidade de comida é algo difícil de falar de forma genérica por que vai variar de especie do peixe a quantidade de peixes e o tamanho dos peixes. Uma regra que atende a maioria dos casos é que a comida colocada no aquário tem que acabar em 2 a 3 minuto e nunca deve sobrar comida no aquário. Sempre tome cuidado com o excesso de comina da água pois esse excesso de comida irá estragar a água do aquário. Variar o tipo de comida é muito interessante para os peixes para que os peixes recebam quantidades de nutrientes diferente.
Tipos de comida para peixes:
comidas industrializadas:
Comida granulada : Ideal para peixes de grande porte que conseguem engolir o alimento inteiro, como as carpas.Os granulados flutuam por um tempo e depois afundam.
Comida bolinha: Afundam mais rápido que a comida granulada ideais para os peixes que ficam no fundo do aquário.
Comida de Flocos: Ideal para peixes de pequeno porte. Flutuam e demoram para afundar, atraindo os peixes ate a superfície para comer.
Comida pastilha: Ideais para cardumes de peixes que vão tirando pequenos pedaços da comida que é muito grande para ser engolida.
Comida viva:
Artêmia: Um dos alimentos vivos mais fácil de ser encontrado pode ser eclodido em casa ideal para dar para alevinos. Possui grande quantidade de vitaminas.
Daphinias: São um bom alimento para os peixes menores. Estes crustáceos também pode ser usado para melhorar as cores.
Larva de mosquito:São comido por muitos peixes ficam na superfície da água. Eles também podem ajudar a estimular o comportamento reprodutivo.
Comidas Naturais:
Cenoura: foi utilizado como corante natural para alimentos. Ele é rico em fibras e pode ajudar a fertilidade.
Pepino e Abobrinha fatiado: São uma boa fonte de vitaminas e fibras para cascudos herbívoros e alguns ciclídeos.
Coração de boi: Não deve ser dado com frequência para os peixes porque sujam muito a água e pode causar obesidade nos peixes.
10 Comentários
Desculpa não vou saber
Teria que ver com os criadores dos aquários porque esse não é o nosso segmento aqui
Qual é a alimentação do peixe boi em aquario e quanto ele come por dia?
Awesome post.
não sou muito a favor de ficar dando frutas para os peixes a fruta faz muita sujeira podendo ter um pico de amônia
Tenho um kingio peixinho dourado e um paulistinha posso dar frutas pra ele banana carambola manga para eles
Obrigado.Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.
Obrigado por compartilhar! Bom artigo.
Que legal Gilberto gosto muito de carpas também. Deve-se ficar atento com os níveis de nitrato quando só se completa a água, que em altas quantidade afetam os peixes.
Tenho 14 carpa e 2 pacu meu aquário tem 1000 litro da água a filtragem é tão perfeita nem faço reposição de água Ficou muito legal
Como posso dar cenoura para os meus peixes bettas?