A troca parcial ou tpa é uma parte muito importante e necessária que devemos ter alguns cuidados para efetuar. A tpa serve para retirarmos excesso de sujeira que se acumule no fundo, elementos químicos da água e renovar a água do aquário ou lago.
A água sofre muitas alterações em suas características além dos dejetos que os peixes liberam os peixes liberam outros tipos de elementos como o muco epitelial, gorduras, proteínas, ácidos etc. A decomposição do resido acidifica a água desequilibrando o PH.
Na natureza as chuvas e nascente fazem esse papel, mas em nossas casas isso não ocorre (a água da chuva nem sempre é a melhor água para se usar principalmente em grandes metrópoles, mas pode ser usada).
A maioria dos aquários de água doce é necessário que seja feita a sifonagem periódica o ideal é semanalmente porem não é uma regra tudo depende de quanta sujeira esta acumulada no cascalho e a qualidade da água.
Não se deve retirar tudo para limpar apenas usar o sifão para retirar a água.
Limpeza dos vidros pode ser feita com uma esponja comum ou de uso exclusivo para isso. A sujeira que se acumula no vidro é principalmente zoogleia e algas que não prejudica os peixes muito pelo contrario pode ser usado como reserva alimentar para algumas espécies de peixes esse lodo só atrapalha a nossa apreciação do aquário. Podemos limpar apenas os vidros que usamos para apreciar os peixes.
A quantidade de água que devera ser retirada depende da frequência que você faz a tpa se for semanalmente 10% a 15% será o suficiente se for de 15 em 15 dias pode trocar 20% a 30% evite fazer troca parcial maior que 45% da água isso pode estragar a biologia e causar danos aos peixes. Essa água pode ser usada para regar as plantas, ecologicamente e financeiramente dizendo você diminui o desperdício de água porque você terá que regar suas plantas e essa água é muito rica em nutrientes bons para as plantas posso dizer que é uma água adubada.
Muitos autores falam em igualar a temperatura , o PH entre outros parâmetros da água antes de por na água eu uso uma técnica um pouco diferente que para mim tem funcionado muito bem. Oque você deve entender é que essa água não tem os mesmos valor biológico que a água onde estão os peixes e isso pode causar um choque térmico muito grande nos peixes por tanto quanto mais vagarosamente você colocar a água nova melhor e onde você coloca é importante também. Sabendo disso você ira entender a minha técnica.
Encho metade ou um pouco menos do balde com água da torneira coloco desclorificante na água do balde e completo o balde com água do aquário.Coloco o balde de água em uma parte mais alta do que onde eu irei por a água, com uma mangueira fina usando o mesmo principio da sifonagem começo repor a água sempre que possível eu coloco a ponta da mangueira no filtro para misturar antes de ter contato com os peixes deixando a mangueira mais longe possível da parte biológica do filtro para não correr risco algum de causar danos as bactérias benéficas tão importante para o bom funcionamento do sistema.
13 Comentários
Top
Boa a parte de regar as plantas com a água da tpa
Muito boa dica, estou com um aquário ha pouco mais de um mês estou sempre pesquisando formas de manejo para dar uma melhor condição de vida para meus peixes.obg!
gostei
Método muito bom vou copiar,obrigado
Não costumo fazer assim, mas parece-me bem! É sempre bom saber mais.. Boas dicas!
Eu realmente aprendi muito.
Muito bom obg..
muito obrigado você realmente me ajudou muito
Bom!
Ótimo artigo, me ajudou muito
Bom saber.
[…] mais tão próximo da mangueira, esse processo simples pode evitar grandes dores de cabeça clique aqui e saiba mais sobre a importância da troca parcial da […]