10 cuidados básicos para o sucesso do aquário de água doce

Como criar peixe Barbo Sumatra em aquário
30 de novembro de 2016
Como criar peixe piranha em aquários
10 de dezembro de 2016

O aquarismo evoluiu muito nos últimos tempos antigamente tínhamos que ir em bibliotecas ou falar com pessoas mais experientes para obter informações sobre o aquarismo. Hoje basta apenas um click para você. Hoje temos uma grande quantidade de informações disponíveis  e isso é muito bom, mas as vezes o aquário não esta como você quer ou deveria estar e não estamos achando o que estamos fazendo de errado. Pode na base do aquarismo. Começando certo fica muito mais fácil de manter

  1. Instale equipamentos corretos:
     A escolha dos equipamentos do aquário é muito importante para evitar dor de cabeça futuras. Como por exemplo o filtro do aquário que deve ser adequado para o tamanho do aquário.
  2. Certifique se os peixes são apropriado para o aquário que você tem:
     Muitos peixes nas lojas são pequenos e cabem na maioria dos aquários, mas em pouco tempo eles podem crescer e ficar inapropriados para o aquário que você tem.(Nunca jogue os peixes que ficaram muito grande para você em lagos, rios etc. da sua cidade isso pode causar um desiquilíbrio ambiental)  
  3. Tenha paciência deixe o aquário ciclar:
    O aquário precisa de um tempo para criar as bactérias benéficas para eliminar as toxinas quanto mas velho for o seu aquário mais estável ele se torna.
  4. Cuidado com o excesso de peixe:
    A conta é bem simples quanto mais peixe você tem maior a quantidade de resto orgânico em decomposição no aquário exigindo mais do filtro, desestabilizando os parâmetros da água.
  5. Cuidado com o excesso de alimento:
    Da mesma forma que acontece com o excesso de peixe acontece com o excesso de comida poluindo o aquário.  
  6. Faça testes na água:
    Em lojas de animais vendem inúmeros tipos de testes de diversas marcas e isso não é por acaso, Cada tipo de peixe exige um tipo de água e para você saber se a água esta adequada para o seu peixe é necessário fazer teste.   
  7. Faça mudanças gradativas:
    Mesmo que a água não seja a adequada para o seu peixe não se desespere a água ficou “ruim” não foi de uma hora para a outra foi gradativo para corrigir faça de forma gradativa para que o peixe não sofra um choque de parâmetros.
  8. Cuidado com o excesso de limpeza:
    Quando limpamos excessivamente o aquário acabamos eliminando as bactérias benéficas para o ciclo do nossa aquário aquelas que transformam elementos tóxicos em menos tóxicos.
  9. Faça as Trocas Parciais de Água (tpa):
    Limpeza  de menos também é ruim faça a manutenção nos filtros e troque um pouco da água. Mesmo o nitrato não sendo tóxico para os peixes em grandes quantidades ele se torna tóxico. Normalmente usamos as TPAs para corrigir algum parâmetro que esteja errado
  10. Escolha as espécies compatíveis:
    Quando for adquirir novas especies para o seu aquário veja se os peixes são compatíveis. Se um não vai comer o outro, se gostam do mesmo tipo de água, se não vão brigar etc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.