Antes de você saber como plantar é necessário saber qual tipo de planta você vai querer e quais são suas necessidades.
Flutuante: Como o nome já explica flutuam na superfície da água.
Submersas: São plantas que ficam no fundo do lago ou aquário
Submersas com folas emersas: As raízes ficam debaixo da água, mas suas folhas ficam flutuando.
Marginais: São plantas que ficam as margens em locais rasos, sua raiz fica na água e seu tronco e folhas para fora da água.
Palustres: São plantas de áreas encharcadas.
Nesse artigo vou explicar como eu fiz para plantar plantas marginais. Usei vaso feito de fibra de coco (fibra de coco acidifica um pouco a água) o protege a raiz das plantas e permite a passagem de água, lave o vaso com água corrente para tirar o excesso de sujeira, a planta que eu estou plantando é uma Dracena Fragrans mais conhecida como pau d’água. Retirei a planta do vaso que veio tirei toda a terra da raiz, coloquei argila expandida dentro de um balde com água para ver quais argilas estão afundando usei apenas as que afundaram e coloquei a planta dentro do vaso de fibra de coco e coloquei as argilas expandidas e completei com seixo rolado para dar um acabamento melhor. Você pode substituir a argila por alguma outra coisa que sirva para sustentar as plantas e quando a planta necessitar de um solo fértil pode ser usado substrato fértil de aquário plantado.
Alem das plantas darem uma colaboração estética muito boa ajuda na remoção do nitrato da água que em grande quantidade é prejudicial aos peixes. Pesquise sempre qual é a necessidade da planta escolhida.